SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue55Transporte, escolarização e política educacional rural. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PINTO, Regina Pahim. A escola e a questão da pluralidade étnica. Cad. Pesqui. [online]. 1985, n.55, pp.3-17. ISSN 0100-1574.

Este estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo verificar como a escola básica vem lidando com a questão da diversidade étnica da nossa sociedade, a partir da focalização das etnias indígenas. Para esse fim, realizou uma investigação em vários componentes do sistema escolar: o currículo, os mediadores, ou seja, o livro didático e o professor e, finalmente, o próprio aluno. Constatou-se que a focalização das etnias indígenas no contexto escolar não vem sendo efetuadas de maneira a desenvolver no educando o conhecimento do "índio" brasileiro na sua especificidade, nem a estimular o aluno a refletir de modo mais abrangente sobre a diversidade étnica da sociedade.

Keywords : Relações raciais; Livros didáticos; Currículos; Etnias; Índios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )