SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65Ensino supletivo pela tv: um potencial mal aproveitadoA hora da história author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características. Cad. Pesqui. [online]. 1988, n.65, pp.72-77. ISSN 0100-1574.

Se é verdade que o número de pesquisas sobre as causas da repetência e da evasão na escola pública de primeiro grau, em suas primeiras séries, vem crescendo nas últimas duas décadas, é verdade também que esta linha de investigação vem mostrando sinais de cansaço: uma repetida aplicação de um modelo experimental de investigação tem produzido como resultado uma visão reificada da escola e de sua problemática. Mais do que isso, é visível que a crença na menor capacidade da criança pobre para aprender os conteúdos escolares tem sido uma constante nessas pesquisas, tanto mais presente quanto mais a “teoria da carência cultural” se estabelece no pensamento educacional brasileiro a partir do início dos anos setenta.

Keywords : Fracasso escolar; Evasão escolar; Escolas públicas.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )