SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue75Uma escolinha de saber miúdoA construção do papel do professor: uma experiência com alfabetizadoras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

AMBROSETTI, Neusa B.. Ciclo básico: uma proposta vista pelas professoras. Cad. Pesqui. [online]. 1990, n.75, pp.57-70. ISSN 0100-1574.

A proposta de instituir o Ciclo Básico envolvendo as antigas 1ª e 2ª séries do 1º grau na rede pública do Estado de São Paulo, a partir de 1984, enfrentou resistências e questionamentos nos meios educacionais. O acompanhamento da implantação do Ciclo Básico em quatro escolas de Taubaté (SP), apoiado especialmente nos depoimentos das 23 professoras envolvidas, permitiu identificar vantagens, desvantagens e falhas da proposta. A análise indica que, embora a proposta pedagógica do Ciclo Básico não tenha sido capaz de proporcionar melhoria sensível no trabalho docente a curto prazo, produziu efeitos importantes ao evidenciar, para os educadores, a responsabilidade da escola no fracasso escolar, abrindo espaço para novos enfoques da atuação e da alfabetização na escola pública.

Keywords : Ciclo Básico; Escolas Públicas; Currículos; Prática de Ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )