SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue77The access of women to political citizenship in Brazil: unsettled issuesPós-graduação em educação: no ponto de inflexão? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cad. Pesqui. [online]. 1991, n.77, pp.53-62. ISSN 0100-1574.

O presente artigo surgiu da constatação da dificuldade, demonstrada por alunos de pós-graduação, de planejar suas pesquisas e, mais especificamente, de elaborar o projeto, quando optam por trabalhar com uma metodologia qualitativa. Tais dificuldades, em grande parte decorrentes da própria natureza desse tipo de abordagem, aliada à escassez de literatura específica sobre o assunto, muitas vezes resultam em estudos pouco consistentes. Procurou-se aqui caracterizar a pesquisa qualitativa, indicando pontos de concordância e de divergência entre as diversas vertentes que a compõem, e fazer indicações precisas para elaboração do projeto, analisando e exemplificando seus aspectos essenciais, bem como as alternativas que se oferecem ao pesquisador em cada um deles.

Keywords : Pós-Graduação; Análise Qualitativa; Projeto; Pesquisa Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )