SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue81On practical applications of constructivism: Piaget's (anti) pedagogy, science or art?A formação dos docentes: o confronto necessário professor x academia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento. Cad. Pesqui. [online]. 1992, n.81, pp.67-69. ISSN 0100-1574.

Fazer uma breve exposição sobre Vygotsky, hoje, para interlocutores que trabalham na área de educação ou por ela se interessam, exige mais do que a rápida apresentação de sua biografia e de suas idéias principais. Oito anos depois da publicação de sua primeira obra no Brasil (A Formação Social da Mente, 1984) e pelo menos três anos depois das primeiras manifestações de um marcado interesse por seu pensamento nos meios educacionais brasileiros, é necessário ultrapassar o estado de difusão de idéias gerais e de confronto com outras teorias. O momento é de aprofundamento, interpretação e desenvolvimento. Esse processo não se da contribuição de Vygostsky no interior de nosso próprio processo de produção de conhecimento. Esse processo não se dá, obviamente, em situações de palestras, conferências e exposições orais (importantes momentos de síntese e divulgação), mas o âmbito dos estudos e pesquisas, cuidadosos e de longo prazo.

Keywords : Pensamento; Linguagem; VIGOTSKY, Lev Semionovitch; Relações Sociais.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )