SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue94The social representation of the adolescent and adolescence: a study in public schoolsLearning evaluation in research in Brazil from the 1930's to the 1980's author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ROCHA, Marlos B. Mendes da. Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.94, pp.34-42. ISSN 0100-1574.

Procurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.

Keywords : Modernidade; Modernização; Institucional idade Educacional; Direito Civil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )