SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue95Women and work: human resource policies in selected large companies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CALDEIRA, Anna Maria Salgueiro. A apropriação e construção do saber docente e a prática cotidiana. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.95, pp.05-12. ISSN 0100-1574.

Este estudo pretende analisar e reconstruir, a partir de uma perspectiva etnográfica, o processo de constituição da prática docente cotidiana de uma professora de uma escola pública de ensino fundamental de Barcelona, Espanha, tomando como referencial teórico os estudos sobre a vida cotidiana de Agnes Heller. Para essa construção utiliza informações provenientes de três contextos históricos: o movimento de renovação pedagógica na Catalunha, a história da escola e a história de vida da professora. A descrição da prática foi construída a partir de três dimensões: a) estruturando a situação de ensino; b) interatuando com os estudantes; c) articulando os conteúdos. Na análise de cada uma dessas dimensões, busca-se mostrar como a professora consegue romper com alguns aspectos determinantes de sua prática, identifica-se os saberes produzidos e apropriados por ela e reconstrói-se o processo de constituição desses saberes, destacando-se os elementos de continuidade e ruptura desse processo

Keywords : Análise do Cotidiano; Prática Docente; Saber Docente .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )