SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue95Centralization and decentralization of educationThe althernative preschools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

SILVA, Maria Alice Setubal; RIBEIRO, Maria José Reginato; SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira  and  QUADRADO, Alice Davanço. A escola como foco de análise: um estudo de 16 unidades escolares. Cad. Pesqui. [online]. 1995, n.95, pp.43-50. ISSN 0100-1574.

Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional

Keywords : Escola Pública; Ensino de 1º Grau; Brasil; Cultura Escolar; Projeto de Escola; Qualidade do Ensino  .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )