SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue98The Habermas's contribution for the reflexion about the democratisation of the educationTheoretical conflicts in the evolution of teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. O ensino como "acontecimento". Cad. Pesqui. [online]. 1996, n.98, pp.14-23. ISSN 0100-1574.

Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.

Keywords : Didática; Ciência x Vivência; Ruptura .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )