SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue102Primary school training in Portugal: feminine conquests at the beginning of the 20th centuryA reader in construction: a study on educational practices in José Lins do Rego's works author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

CANEN, Ana. Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores?. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.89-107. ISSN 0100-1574.

O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.

Keywords : Competência Pedagógica; Educação Multicultural; Perspectiva Intercultural Crítica; Formação de Professores .

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )