SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue102School: a place where national and local policies meetPrivate higher education in the federal district author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MORAES, Silvia Elizabeth Miranda de. A construção dialética de um currículo no ensino médio internacional. Cad. Pesqui. [online]. 1997, n.102, pp.134-156. ISSN 0100-1574.

Este estudo analisa o Bacharelato Internacional (IB), um currículo de ensino médio desenvolvido por 553 escolas internacionais em 75 países. Utilizou-se a metodologia construtivista baseada no círculo dialético-hermenêutico (Guba, Lincoln 1989). As questões abordadas pela pesquisa foram: o papel da escola internacional no cenário mundial e brasileiro; relação entre a escola e o mercado; como as categorias internacionalismo/regionalismo, flexibilidade/continuidade, ideologia/cultura/identidade cultural são trabalhadas no currículo. Concluiu-se que a tensão entre tais categorias favorece a construção dialética do currículo ajudando a criar condições para uma situação ideal de fala (Habermas, 1991); que a dependência do mercado local e internacional deve ser neutralizada para que o currículo possa ter uma perspectiva filosófica mais autônoma; e que, embora o currículo se insira ideologicamente na sociedade capitalista ocidental, oferece uma fuga à unidimensionalidade do homem pela via cultural.

Keywords : Currículos; Ensino Médio; Educação Internacional; Metodologia Construtivista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )