Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574
Abstract
EARP, Maria de Lourdes Sá. Alunos residentes de CIEPs: educação e assistência?. Cad. Pesqui. [online]. 1998, n.103, pp.100-122. ISSN 0100-1574.
Os Centros Integrados de Educação Pública - CIEPs, inaugurados no Rio de Janeiro a partir de 1985, apresentam um modelo de escola pública cuja característica mais marcante é o aspecto assistencial. Esse estudo analisa as relações entre educação e assistência a partir do Projeto Alunos Residentes de CIEPs. Considerando que tal projeto representa um programa de atendimento a crianças pobres, procurou-se reconstruir a história do abandono social da criança brasileira e da assistência oficial para essa infância com o objetivo de desvelar os pressupostos políticos e ideológicos que caracterizaram as políticas de atendimento. A análise do projeto privilegiou a percepção das crianças atendidas, que foram consideradas tanto como sujeitos da história, produtos de condições socialmente produzidas, quantos como sujeitos individuais, com particularidades e singularidades que a condição de "carentes" e "abandonadas" camufla e uniformiza.
Keywords : Infância; Alunos Residentes; CIEPs; Assistencialismo; Educação Compensatória; Pobreza.