SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue109O desenvolvimento do texto dissertativo em crianças da 4ª sérieAdolescentes, drogas e AIDS: avaliação de um programa de prevenção escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

VALENTE, Wagner Rodrigues. Positivismo e matemática escolar dos livros didáticos no advento da República. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.109, pp.201-212. ISSN 0100-1574.

O estudo da presença da matriz positivista na história da educação brasileira vem sendo feito, muitas vezes, de forma mecânica e reducionista pela historiografia tradicional. A partir da perspectiva da história cultural, este artigo toma o livro didático como objeto cultural para mostrar que tipo de apropriação o cotidiano escolar realizou, por ocasião do advento da República, do pensamento positivista no ensino da matemática escolar. Tal análise concentra-se na resposta à questão: existiu, em algum momento da história da educação brasileira, uma matemática escolar positivista?

Keywords : Matemática; Livro Didático; Ensino de Matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )