SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue110Taxionomias sociais do magistério oficial paulista: estudo a partir de necrológiosO liberalismo de Anísio Teixeira author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MACHADO, Maria Lucia de A.. Desafios iminentes para projetos de formação de profissionais para educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.110, pp.191-202. ISSN 0100-1574.

O propósito deste texto é o de apontar desafios iminentes para formuladores e implementadores de projetos de formação de profissionais para educação infantil a partir de duas das várias vertentes que os subsidiam. Aborda-se inicialmente um conjunto de fatores que configura o contexto atual brasileiro no qual os projetos se realizam. Em seguida, trata-se da concepção de crescimento e desenvolvimento infantil da qual decorre o desafio de integrar o enfoque cuidar/educar à ênfase numa pedagogia calcada nas interações de crianças e adultos, resultando em temas específicos de formação. Sabendo da força com que um modelo de escolarização caricato vem se difundindo nas instituições de atendimento a crianças de 0 a 6 anos, outro dos desafios que se coloca aos projetos de formação é o de formar profissionais aptos a integrarem-se aos sistemas educacionais e, simultaneamente, atuarem em modalidades de atendimento sustentados em aportes teóricos fundamentados de modo consistente nas necessidades e características de crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

Keywords : Educação Infantil; Formação Profissional; Profissionais de Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )