SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue114O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográficaMudança e inovação educacional: notas para reflexão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cad. Pesqui. [online]. 2001, n.114, pp.197-223. ISSN 0100-1574.

Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as “coisas ditas”. O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende “analisar discursos”.

Keywords : Foucault, M.; Pesquisa Educacional; Discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )