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 issue115Autonomia e educação: a trajetória de um conceito author indexsubject indexarticles search
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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ZIBAS, Dagmar. A reforma do ensino médio no Chile: vitrina para a América Latina?. Cad. Pesqui. [online]. 2002, n.115, pp.233-262. ISSN 0100-1574.

A reforma chilena tem sido apontada, principalmente por organismos internacionais, como modelo a ser seguido pela América Latina. A insistência nessa tese justifica a pesquisa desenvolvida em Santiago, que enfocou 12 escolas, em que foram entrevistados diretores e alguns professores. Representante do sindicato de professores e funcionários do Ministério da Educação também foram ouvidos. Diversos documentos oficiais foram estudados. O objetivo foi esclarecer como a reforma repercute nos agentes escolares encarregados de transformar as diretrizes em prática administrativa e pedagógica. O texto privilegia a discussão do financiamento e dos mecanismos de mercado introduzidos no sistema. Conclui que o avanço técnico-pedagógico alcançado não tem impedido que sérios agravos à justiça social sejam registrados.

Keywords : Políticas Públicas; Reforma do Ensino; Ensino Médio; Chile.

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