SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue126Práticas de gestão e feminização do magistérioReflexões sobre as políticas de ciclos no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

GONCALVES, Maria Augusta Salin et al. Violência na escola, práticas educativas e formação do professor. Cad. Pesqui. [online]. 2005, vol.35, n.126, pp.635-658. ISSN 0100-1574.

O objetivo dessa investigação é compreender as possibilidades e limites de uma experiência de formação continuada de professores de ensino fundamental que lidam com adolescentes de periferia. Realizada em 2002, com 10 professores, em 15 reuniões, a pesquisa pretendeu compartilhar momentos de reflexão e diálogo, buscando minimizar a violência na escola. Discutimos teorias do desenvolvimento da moralidade e trabalhamos com os professores ações educativas (dramatização, dilemas morais e dinâmicas de grupo) que visam a favorecer a emergência de interação social construtiva. As reuniões foram analisadas com procedimentos hermenêuticos. Na sistematização dos resultados, examinamos, inicialmente, a experiência como um todo. A seguir, destacamos momentos pedagógicos significativos, em que os professores compartilharam conosco experiências educativas realizadas no período dos encontros.

Keywords : Adolescência; Violência; Educação; Continuada; Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )