SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue129Desenvolvimentismo e pragmatismo: o ideário do MEC nos anos 1950 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DIETZSCH, Mary Julia Martins. Leituras da cidade e educação. Cad. Pesqui. [online]. 2006, vol.36, n.129, pp.727-759. ISSN 0100-1574.

No artigo, a cidade moderna é focalizada como um modo de existência da sociedade, como um espaço polifônico e em suas relações com a educação. Mais que uma paisagem geográfica, reforça-se a idéia de cidade como um símbolo a ser desvendado, como o lugar que deverá ser o do cidadão. Nesse sentido, vale questionar: O que é ser cidadão hoje? Quem tem a palavra na cidade moderna? Na tentativa de descobrir as muitas cidades, que coexistem ou se antagonizam na megalópole, demos a palavra a representantes de diferentes grupos sociais para que expressassem as imagens que fazem de São Paulo. Abordamos neste texto quatro desses grupos, constituídos por pequenos lavradores, por meninos/meninas que vivem nas ruas da cidade, por alunos de escolas da periferia urbana e jovens cantores de rap. O registro das falas e imagens de cada um dos grupos foi sintetizado nas categorias: “a cidade imaginada”, “a cidade vista de longe”, “o desencanto da cidade” e “a cidade contestada”.

Keywords : Relações Escola - Comunidade; Cidadania; São Paulo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )