SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue150Condições do trabalho escolar: desafios para os sistemas municipais de ensinoA capacidade institucional de municípios paulistas na gestão da educação básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

FARENZENA, Nalú  and  MARCHAND, Patrícia Souza. Relações intergovernamentais na educação à luz do conceito de regulação. Cad. Pesqui. [online]. 2013, vol.43, n.150, pp.788-811. ISSN 0100-1574.

O texto trata do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação e de seu principal instrumento, o Plano de Ações Articuladas, focando concepções e práticas vigentes nas relações entre União e municípios. Essas relações são caracterizadas e discutidas tendo em conta a cooperação federativa na educação, o regime de colaboração entre os sistemas de ensino e a assistência técnica e financeira da União na educação básica. Articulações entre União e municípios, no âmbito da política, são compreendidas com base na noção de regulação da ação pública e distinguidas como parte de processos instituintes de uma nova regulação na ação pública.

Keywords : Políticas Públicas; Planejamento Educacional; Sistemas de Ensino; Metas Educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )