SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue151Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileirosQué tiene que ver el género con el parentesco? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

LLORENT-BEDMAR, Vicente  and  COBANO-DELGADO PALMA, Verónica. La mujer en los libros de texto de bachillerato en España. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.151, pp.156-175. ISSN 0100-1574.

Os livros didáticos constituem um pilar básico na formação dos estudantes. Daí a importância dos modelos de homem e mulher que transmitem. Nosso corpus de estudo foi conformado pelos manuais escolares de história e filosofia de ensino médio do ano letivo 2010/2011 utilizados na Espanha - materiais que tradicionalmente se destacaram por ressaltar as diferenças existentes em função do gênero. As editoras selecionadas são as de maior prestígio na Espanha, a Anaya e a Santillana. É comum encontrar imagens de mulheres associadas ao ambiente familiar, ao desenvolvimento de tarefas no âmbito do lar, e de homens em um contexto de trabalho e, geralmente, no exercício de funções públicas. A dilacerante discriminação com relação ao gênero que existia antes deixou de existir hoje. Contudo, ainda subjazem lugares-comuns em seus conteúdos e nas imagens que os ilustram.

Keywords : Mulher; Livro Didático; Equidade; Gênero.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )