SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue152Género y trabajo: perspectivas sobre un programa de empleoSexuación y subjetivación en las prácticas de asistencia en Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

DESTREMAU, Blandine. Que “boa família”? Assistência e solidariedade familiar em Cuba.Translated byFátima Murad. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.290-311. ISSN 0100-1574.

O reforço da assistência e da intervenção sociais em Cuba responde mais aos efeitos sociais da crise econômica e das transformações estruturais que a acompanham do que ao crescimento da pobreza. Este artigo examina as práticas de intervenção social à luz das normas familiares subjacentes: que “boa família” elas prometem? De que modo a assistência e a intervenção sociais abordam estruturas familiares fragilizadas quando se exacerba a contradição entre individualização e igualdade, de um lado, e necessidade de família e de solidariedade, de outro? A assistência em Cuba não está mais no tempo dos princípios, mas em um momento pragmático de contenção dos problemas sociais que precisa muito da família.

Keywords : Assistência Social; Família; Cuidado; Velhice.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )