SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue152Ancianas cuidadoras, redes y estrategias en el uso de programas socialesFamília, trabalho e religião das mulheres assistidas em São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

ENRIQUEZ ROSAS, Rocío. Feminización y colectivización del cuidado a la vejez en México. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.378-399. ISSN 0100-1574.

A problemática do cuidado é analisada da perspectiva de mulheres beneficiárias de programas sociais. A metodologia usada está centrada no paradigma construcionista e foi utilizada uma abordagem qualitativa. Os achados mostram a interseção complexa, a partir da análise do cuidado, entre os processos de precarização/empobrecimento nos ambientes urbanos e os processos demográficos de envelhecimento populacional, assim como a fragmentação e insuficiência das políticas e programas destinados à população idosa. Destaca-se a imprescindível coletivização do cuidado através de relações complementares entre as instituições estatais com sua função de proteção social inclusiva, o mercado e sua necessária regulação, a sociedade civil e suas organizações, bem como as famílias em sua heterogeneidade a partir de um novo contrato de gênero que redistribua os encargos do cuidado em função do princípio da equidade.

Keywords : Velhice; Cuidado; Família; Assistência Social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )