SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue152Incentivos monetários para professores: avaliação, gestão e responsabilização na educação básica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

MORAES, Reginaldo C.. Ensino superior de curta duração: a experiência norte-americana dos community colleges. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.152, pp.450-464. ISSN 0100-1574.

O artigo descreve inicialmente o lugar do community college no sistema de ensino superior norte-americano. Narra sua origem, crescimento, as fontes de renda, articulação com as demais instituições de ensino superior. Em seguida, registra alguns dos problemas do sistema - ao lado da ampliação do acesso, as análises têm apontado a fragilidade do sucesso, isto é, da performance dos estudantes, bem como da equidade, isto é, da forte estratificação e hierarquização do sistema educativo americano. Assim, argumenta-se que os dilemas e problemas não são estritamente localizados no sistema escolar, mas em uma formação social em que a desigualdade é particularmente aguda.

Keywords : Community College; Ensino Superior; Sistema Educacional; Estados Unidos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )