SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue154The professional culture of research groups in the federal institutes: a community of practices?Professional education teachers: knowledges and practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574

Abstract

WITTORSKI, Richard. A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores.Translated byDenise Radanovic Vieira. Cad. Pesqui. [online]. 2014, vol.44, n.154, pp.894-911. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/198053143039.

Apresentando dados de uma pesquisa realizada sobre os dispositivos de análise das práticas propostos pelo Institut Universitaire de Formation des Maîtres - IUFM - (Bretanha, França), ao longo da formação inicial dos professores, o artigo problematiza a ideia de que uma atividade reflexiva a respeito das práticas profissionais docentes permitiria aos indivíduos serem mais eficientes quando do retorno à situação de trabalho. A discussão realizada indica que, embora a análise das práticas promova a criação de um espaço narrativo que, por meio de trocas coletivas, permita aos professores construírem princípios organizadores de práticas potencialmente geradores de novas práticas docentes, esse processo traz à tona paradigmas de profissionalização vigentes no campo educacional que divergem quanto ao lugar da teoria e de sua articulação com a prática docente.

Keywords : Formação de Professore; Profissionalização; Prática de Ensino..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )