SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue158Black's access to higher education: what changed between 2000 and 2010Choice, selection and segregation in the municipal schools in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ARBOLEYA, Arilda  and  CIELLO, Fernando. "Educação para uma vida melhor": trajetórias sociais de docentes negros. Cad. Pesqui. [online]. 2015, vol.45, n.158, pp.882-914. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143248.

A histórica engenharia de exploração e subjugação do trabalho negro no Brasil configurou um circuito de desigualdades sociais reincidente. Esse quadro se mostra claro nos limites estruturais impostos às possibilidades de ascensão social de afrodescendentes ainda hoje verificadas. Este trabalho pretende refletir sobre trajetórias de docentes negros de universidades públicas brasileiras, procurando perceber como a educação aparece instrumentalizada nestes discursos, tensionada entre a busca consciente de superação da condição histórica, os limites socioestruturais da desigualdade formal e simbólica, e a representação de si na composição do mérito. A análise desenvolve-se, mobilizando produções sociológicas acerca da relação entre educação, raça e ascensão social, a partir da análise das estratégias e dos caminhos encontrados pelos sujeitos para enfrentar condições institucionalizadas de preconceito

Keywords : Educação; Negros; Professores; Mobilidade Social..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )