SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue159Educational policies in Brazil: The disfigurement of schools and school knowledgeThe relationship between school knowledge and freedom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PACHECO, José Augusto. Para a noção de transformação curricular. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.64-77.  Epub Jan 07, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143510.

Neste artigo é evidenciada a relação entre currículo e conhecimento, abordando-se o conhecimento escolar na sua seleção, organização e transformação, a partir de uma revisão do conceito de transposição didática e da proposição dos conceitos de transformação curricular e transformação didática. Qualquer debate sobre o currículo exige a dilucidação do conhecimento e uma reflexão sobre os seus diversos significados, sobretudo quando a educação se torna num projeto amplo de questionamento da realidade social. Para além de várias questões colocadas acerca do conhecimento escolar e do modo como a sua organização pode ser realizada, procura-se centrar o debate numa reflexão sobre as fronteiras entre conhecimentos e esclarecer que, sobre essa temática, jamais poderão existir respostas fechadas.

Keywords : Currículo; Conhecimento; Transformação Curricular; Transformação Didática.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )