SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue159School knowledge and emancipation: a post-foundational approachCurriculum, knowledge and cultural transmission: contributions to contemporary pedagogical theorizing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira  and  GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção. Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.132-157.  Epub Jan 07, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143514.

Partindo da análise desenvolvida por Norbert Elias, este artigo discute, em linhas gerais, o processo de produção do conhecimento, derivando daí o papel da instituição escola no desenvolvimento das sociedades modernas - em especial no que se refere ao currículo escolar. Assim, inicia-se a discussão pela identificação da perspectiva evolucionista do autor, claramente atrelada às concepções darwinianas, para, em seguida, ressaltando suas escolhas metodológicas, destacar sua visão do processo de construção do conhecimento pelos seres humanos. Por fim, busca-se enfrentar a discussão sobre o papel social da escola em consonância com o referencial teórico focalizado.

Keywords : Desenvolvimento Humano; Conhecimento; Currículo; Escola.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )