SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue159Construction and validation of a socio-moral values scalePedagogical proposals in textbooks: reflections on pseudoformation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MONARCA, Héctor  and  FERNANDEZ-GONZALEZ, Noelia. O papel da inspeção escolar nos processos de mudança. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.212-233.  Epub Jan 07, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143374.

Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os processos relacionados com a implementação de uma inovação educacional promovida pela Lei Orgânica da Educação na Espanha: a incorporação das competências básicas às práticas educativas dos centros. Nesta oportunidade destaca-se o papel desempenhado pela inspeção educativa em tal processo. A pesquisa foi realizada mediante uma metodologia qualitativa, realizando um estudo de casos múltiplos em seis centros educacionais de três comunidades autônomas diferentes. Nos casos abordados, os resultados evidenciam que o papel desempenhado pelos inspetores escolares com muita frequência prejudica as inovações propostas, em função, sobretudo, de uma excessiva vigilância dos documentos dos centros. Nesse sentido, as conclusões levam a uma reflexão profunda sobre o papel que esses atores devem assumir no desenvolvimento das políticas públicas e sobre a necessidade de adotarem um papel mais centrado na assessoria.

Keywords : Políticas Educacionais; Inspeção Escolar; Desenvolvimento do Currículo; Inovação Educacional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )