SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue159Pedagogical proposals in textbooks: reflections on pseudoformation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CRAHAY, Marcel  and  MARCOUX, Géry. Construir e mobilizar conhecimentos numa relação crítica com os saberes. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.159, pp.260-273.  Epub Jan 07, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143575.

A abordagem por competência - APC - firmou-se em grande parte dos sistemas educacionais. Sua ambição: renovar o ensino dando ênfase à resolução de problemas e, com isso, superar a aprendizagem pelos alunos de saberes "mortos". Assim, a APC introduz na escola uma preocupação renovada com a mobilização dos saberes. Mas o risco de cair no utilitarismo é grande: apenas os conhecimentos úteis seriam dignos de ser ensinados. No caso, ocorre um deslocamento ideológico: o pragmatismo anglo-saxão substitui o humanismo sustentado sobretudo pela filosofia das luzes. Os autores deste artigo esboçam uma via intermediária entre essas duas visões da escola.

Keywords : Saber; Metacognição.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )