SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue162Profiles of consumers of reading materials in BrazilEducation research and scientific bricolage: diligence, multireference and interdisciplinary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MOLINA GALARZA, Mercedes. A sociologia do sistema de ensino de Bourdieu: reflexões a partir da América Latina. Cad. Pesqui. [online]. 2016, vol.46, n.162, pp.942-964.  Epub Oct 01, 2016. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143615.

Neste trabalho abordamos a teoria do sistema de ensino de Pierre Bourdieu, concebida em suas últimas obras como campo escolar. Focamos a relação entre estratégias escolares - no âmbito de estratégias familiares de reprodução social - e a "escolha dos escolhidos" realizada pela escola. Revemos algumas críticas e debates relativos a esse marco conceitual, considerando a questão da importação teórica na América Latina; a presença de explicações funcionalistas e os limites heurísticos de alguns conceitos chaves, como campo e habitus. Também recuperamos aspectos centrais da noção de campos periféricos. Por último, estimamos as possibilidades que esse arsenal teórico oferece a fim de contribuir para uma necessária democratização dos processos e cenários escolares.

Keywords : Sociologia da Educação; Pierre Bourdieu; Desigualdade Social; Sistema Escolar.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )