SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue163Women with children under three years: life conditionsThe making of the theory of social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

TURRA, Omar; CATRIQUIR, Desiderio  and  VALDES, Mario. A identidade negada: história e subalternização cultural a partir de testemunhos escolares mapuche. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.163, pp.342-356. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053143644.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi o de indagar experiências escolares de pessoas mapuche, especificamente no tocante às suas significações com relação à história ensinada em sua formação escolar. A pesquisa socioeducativa foi desenvolvida a partir de uma perspectiva histórica, utilizando a revisão documental como técnica de produção de informação e a análise de conteúdo como procedimento para reduzir e categorizar a informação relevante. Os resultados mostram experiências de agravo e discriminação na história ensinada, bem como expressões de resistência às suas construções discursivas, todas elas manifestações que permitem compreender o papel estratégico da história como disciplina escolar, no processo de escolarização, para a construção de hegemonia/subalternização no contexto interétnico mapuche/não mapuche.

Keywords : Ensino da História; Identidade; Estudantes; Cultura Mapuche.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )