SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue166Didactics and teacher education: provocationsObservation of effective teaching practices in the classroom: training and research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CRUZ, Giseli Barreto da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1166-1195. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144323.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o estado atual do ensino de didática em cursos de licenciatura e sua contribuição para o processo de constituição profissional docente. O quadro teórico elaborou-se com base em Roldão, Shulman, Gauthier, Cochran-Smith e Lytle. Metodologicamente, desenvolveu-se análise curricular dos cursos investigados; aplicou-se um questionário aos estudantes que tivessem cursado cerca de 70% do currículo; e realizaram-se quatro grupos de discussão. Os resultados indicam maior ênfase política do que metodológica no ensino de didática, expressa nos temas trabalhados, na aula realizada e na relação com o professor formador. Manifesta-se a necessidade de um ensino centrado na escola pública, na educação básica e no trabalho docente.

Keywords : Didática; Licenciatura; Formação de Professores; Formação Profissional.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )