SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue166Teaching of didactics and learning about teaching during initial teacher trainingPolicies and programs of induction into the teaching profession in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALTET, Marguerite  and  MHEREB, Maria Teresa. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1196-1223. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144321.

Neste artigo, a autora apresenta sua trajetória de pesquisadora das práticas de ensino efetivas e do funcionamento do processo interativo ensino-aprendizagem a partir da observação de uma sequência de aulas. A autora considera diferentes pesquisas realizadas pelo CERSE, CREN, pelas redes OPEN e OPEEN & Reform e apresenta uma pesquisa recente sobre a observação das práticas de ensino em suas relações com a aprendizagem (OPERA) feita em Burquina Faso e que procura identificar as práticas de ensino portadoras de efeitos. A partir da observação de aulas, da aplicação de questionários e de entrevistas com alunos, professores e diretores de escolas, a pesquisa pôde identificar as necessidades de formação tanto dos professores quanto dos demais profissionais da educação. Depois, a partir desse diagnóstico, ferramentas de formação foram concebidas para ajudar na análise das práticas e contribuir para a melhora da qualidade dos sistemas educativos na África subsaariana.

Keywords : Observação; Prática de Ensino; Pesquisa; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish | Portuguese     · text in Portuguese | French     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )