SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue166Policies and programs of induction into the teaching profession in Latin AmericaAcademic education and professional practice of teachers in education: USP and UNICAMP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PAULILO, André Luiz. A compreensão histórica do fracasso escolar no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1252-1267. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144445.

O texto, organizado em três partes, discute o modo como a ideia de fracasso escolar foi posta em questão no Brasil. Na primeira delas, o autor aborda as condições de produção das pesquisas sobre o tema, prestando atenção ao sentido histórico do seu emprego como noção de análise. Na segunda, examina material produzido sobre o tema, na forma de pesquisa ou de tradução para o português, a fim de problematizar o registro mais comum da sua história. A terceira parte propõe que a mobilização popular por escolarização entre os anos 1970/1980 em São Paulo é um elemento explicativo relevante, mas ausente da reflexão sobre a elaboração da noção de fracasso escolar como categoria de análise em educação.

Keywords : Fracasso Escolar; Escolarização; História da Educação; Pesquisa Educacional.

        · abstract in French | Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )