SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue166Development and implementation of affirmative action for graduate studies at the Museu NacionalThe word is retextualize: a study with text genres in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

FERNANDEZ, Marisa  and  BARBAGALLO, Lucía. Tutoria acadêmica: outra forma de ensino. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1314-1324. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144525.

Apresentamos um dispositivo pedagógico denominado “tutoria acadêmica”, implementado como proposta de ensino nas disciplinas de Pedagogia do Centro Regional Universitário da Universidade Nacional de Comahue-Argentina. Centrado no trabalho em torno do conhecimento do campo pedagógico, situa-se em uma linha de pesquisa que estamos desenvolvendo sobre formação docente universitária, focada na indagação de práticas pedagógicas cotidianas como variável intra-institucional, provocando um impacto nas trajetórias formativas. Constitui um arcabouço acadêmico e uma instância de formação sistemática. Nesse sentido tentamos habilitar espaços de experiência formativa e gerar melhores intervenções docentes que propiciem trajetórias estudantis mais democráticas.

Keywords : Tutoria; Ensino; Pedagogia; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )