SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue166Brazil/Argentina: reflections on na ethnography for Latin American schoolsThe concept of professionalism in teaching in more recent studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GONZALEZ RAMOS, Ana M.  and  BENAVENTE, Beatriz Revelles. Excelência na ciência: uma reflexão crítica afirmativa. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1372-1394. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144233.

A excelência na ciência é definida como um processo neutro para a seleção e o reconhecimento das teorias e pesquisas mais valiosas. Este princípio está baseado na metrização da vida acadêmica através do uso de critérios universais que apoiam o jogo justo [fair play] e a igualdade de oportunidades. No entanto, as teorias feministas têm reclamado que a organização da ciência baseada na excelência nunca é neutra nem objetiva. A meritocracia reproduz as desigualdades de todas as estruturas sociais, particularmente daquelas relacionadas com os estereótipos de gênero e com as barreiras na avaliação de carreiras de pesquisa e nos resultados da pesquisa. Neste artigo, propomos que a excelência no conhecimento só ocorre quando o gênero e a ciência são criados processualmente.

Keywords : Desenvolvimento Profissional; Meritocracia; Mulheres; Interdisciplinaridade.

        · abstract in Spanish | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )