SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue167ParallelsSymbolic capital, social representations, groups and the field of recognition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

POESCHL, Gabrielle Anny; RIBEIRO, Raquel  and  OLIVEIRA, Natércia. Princípios organizadores, habitus e práticas familiares. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.167, pp.70-99. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/1980531434280.

A importância atribuída às inserções sociais na perspectiva de Doise sobre as representações sociais e na noção de habitus de Bourdieu é discutida e ilustrada através dum conjunto de estudos sobre as práticas familiares que mostram o efeito das posições sociais sobre as representações sociais e as práticas sociais. Os resultados revelam um consenso sobre o que são as tarefas familiares e quem deve as executar. Eles mostram que os homens e as mulheres concordam em considerar justa a distribuição desigual do trabalho familiar e desejável a diferenciação dos papéis familiares entre maridos e mulheres. O nível de escolaridade leva a variações na crença nas diferenças naturais entre os sexos, nas representações formadas sobre o trabalho familiar e no contributo efectivo dos cônjuges para as tarefas familiares, sem ameaçar, contudo, as posições assimétricas ocupadas pelos homens e pelas mulheres na sociedade.

Keywords : Família; Relações de Género; Estrutura Social; Desigualdade Social.

        · abstract in French | Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )