SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue168The notion of the “reflective professional” in education: relevance, uses and limitsAverage compensation as an indicator of teacher market value in the labor market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

VIEIRA, André. Expectativas dos professores e mismatch racial na escola pública brasileira. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.168, pp.412-445. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053144766.

O artigo examina em que medida as similaridades ou discrepâncias raciais entre professores e alunos nas turmas das escolas públicas brasileiras influenciam as expectativas docentes. Adicionalmente, são analisadas a ocorrência de diferenciais de gênero nas expectativas e a interseccionalidade com as diferenças raciais. Os dados utilizados são da Prova Brasil 2013 (BRASIL, 2015). A principal conclusão é que a similaridade racial entre professores e turmas de alunos negros está associada a maiores expectativas docentes, especialmente quanto à conclusão do ensino fundamental e entrada na universidade. Além disso, o fato de as turmas serem lecionadas por professoras também está vinculado a maiores expectativas. Contudo, as expectativas são explicadas em grande medida pelo aprendizado dos estudantes em matemática e pelo ambiente pedagógico em sala de aula.

Keywords : Professores; Expectativas; Rendimento Escolar; Relações Raciais.

        · abstract in French | Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )