SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue169Exams and logics of producing good pupils in the middle classesThe mathematics laboratory as aspace for teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

RIOLFI, Claudia R.  and  COSTA, Renata de O.. Estrutura argumentativa em textos de alunos brasileiros. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.776-800. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145106.

O artigo mostra a ocorrência de encadeamentos argumentativos em textos redigidos por alunos do ensino fundamental I em uma escola pública brasileira. A pesquisa, de caráter longitudinal, foi norteada por três questões: 1) Quais encadeamentos argumentativos ocorrem? 2) Quais conjunções são empregadas para criar encadeamentos argumentativos? 3) Em que medida a habilidade de usar encadeamentos argumentativos muda ao longo do fundamental I? O corpus analisado compreendeu 123 textos escritos por nove participantes no período em que cursavam do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Análises quantitativas e qualitativas foram feitas. O estudo mostrou que os participantes conseguiram empregar encadeamentos argumentativos desde o início, com predominância dos normativos. Ademais, verificou-se um acréscimo no número de blocos semânticos nos textos dos participantes. Os achados apontam para mudanças na pesquisa a respeito da argumentação e nos currículos escolares.

Keywords : Escrita; Argumentação; Currículo; Desenvolvimento.

        · abstract in French | Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )