Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314
Abstract
OLIVEIRA, Zaqueu Vieira and KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.802-829. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145239.
O laboratório de Matemática é tido como um importante espaço de aprendizagem tanto dos estudantes do ensino básico quanto na formação inicial de professores. Além dos materiais e da área física que fornece, esse espaço constitui-se como um lugar capaz de suscitar a reflexão dos futuros docentes. Neste estudo exploratório, feito com os alunos da disciplina Metodologia de Ensino de Matemática da Universidade de São Paulo, verificamos a concepção inicial dos estudantes sobre tal disciplina e como o laboratório de Matemática os influenciou no processo de amadurecimento crítico em relação à sua atuação como professor. Por meio deste estudo, notamos que os momentos de produção e reflexão sobre as atividades, além da prática junto aos seus pares, foram cruciais para prepará-los para a sua futura profissão.
Keywords : Formação de Professores; Prática de Ensino; Matemática; Laboratórios.