SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue169Androcentric representation of the work in Chilean books author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

TOLEDO, Cinthia Torres  and  CARVALHO, Marília Pinto de. Masculinidades e desempenho escolar: a construção de hierarquias entre pares. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.169, pp.1002-1023. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145496.

Buscando compreender as concepções coletivas de masculinidade entre os meninos e as possíveis implicações dessas concepções em seus desempenhos escolares, realizamos uma pesquisa etnográfica com crianças de aproximadamente dez anos de idade das camadas trabalhadoras, alunos/as de uma escola pública da cidade de São Paulo, utilizando observações e entrevistas. Identificamos que ser “bom aluno” não parecia contraditório para a afirmação da masculinidade daqueles meninos; ao contrário, o engajamento escolar era reconhecido como um aspecto positivo entre eles. Para ser “bom aluno”, no entanto, os garotos precisavam conseguir jogar nas relações de poder entre pares, valendo-se de práticas de masculinidades valorizadas, (re)construindo hierarquias escolares e sociais em suas interações.

Keywords : Relações de Gênero; Masculinidade; Escolarização; Pesquisa Etnográfica.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )