Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314
Abstract
MARTINS, Angela Maria et al. Cenários de gestão de escolas municipais no Brasil: questionário contextual da prova Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.170, pp.1038-1061. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145511.
Este artigo discute resultados de estudo que caracterizou cenários de gestão vigentes em escolas municipais no Brasil, com base em respostas dos diretores ao questionário contextual da Prova Brasil de 2015. Teve como propósito analisar a potencialidade de práticas declaradas no instrumento para contribuir com a democratização da educação. Identificados limites nos constructos dos itens, o referido instrumento trouxe subsídios para exame de: dados de perfil, trajetórias de formação e profissional; participação de famílias e demais membros da comunidade na gestão das escolas; iniciativas que incidem no acesso e permanência dos alunos na escola com garantia da aprendizagem. Utilizou-se o software IBM SPSS Statistics-20, programa desenvolvido para realizar análises estatísticas.
Keywords : Gestão; Escolas Municipais; Prova Brasil.