SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue170Relations between moral judgment, racism and empathy in childrenThinking with Pierre Bourdieu about the categorization of students with learning disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro de  and  ARAUJO, Naim Rodrigues de. Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.170, pp.1148-1166. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145587.

A situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional tem sido pouco estudada e apresenta-se como um desafio ao contexto inclusivo. Este artigo visa a apresentar a situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em instituições de acolhimento. 48 instituições de acolhimento foram identificadas. Destas, 24 afirmaram possuir pelo menos uma criança ou jovem com deficiência acolhido. Foram localizadas 35 crianças e jovens com deficiência. Os resultados revelaram que a grande maioria está matriculada em escola pública, embora existam alguns fora da escola. A defasagem entre idade cronológica e ano escolar encontrada está associada mais à infrequência escolar do que propriamente ao rendimento escolar.

Keywords : Educação; Inclusão Escolar; Educação Especial; Deficiências.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )