SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue170The educational status of children and young adults with disabilities in social care institutionsThe legacy of Virginia Leone Bicudo for the sociology of childhood in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ROINE, Christophe  and  BARALLOBRES, Gustavo. Pensando com Pierre Bourdieu a categorização dos alunos com dificuldades. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.170, pp.1168-1192. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145362.

Neste artigo mostramos como a epistemologia de Bourdieu é pertinente para analisar o problema das dificuldades de aprendizagem em matemática, tanto do ponto de vista teórico como metodológico. Analisamos dois contextos educativos diferentes, mas que compartilham certos fenômenos relativos aos alunos com dificuldades de aprendizagem, na França e no Quebec. A constituição de uma categoria social ou escolar e a criação de dispositivos institucionais que garantam sua permanência implicam uma naturalização do social e uma psicologização dos atores aos quais são atribuídas características individuais explicativas para seus “problemas”.

Keywords : Dificuldades de Aprendizagem; Psicologia da Educação; Medicalização; Didática.

        · abstract in Spanish | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )