SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue171COLLABORATIVE WORKING IN PRIMARY SCHOOL: PERCEIVED SUPPORT AND SHARED REGULATIONA PROPOSAL FOR A DIALOGUE BETWEEN DEVELOPMENTAL PSYCHOLOGY AND CRITICAL CARTOGRAPHY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

CASTRO, Sirlene Rodrigues Ferreira  and  LOPES, Carlos. O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.171, pp.224-242.  Epub May 13, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145447.

O artigo aborda o tema do plágio em livros didáticos, quando referido às pesquisas na internet e ao posicionamento dos autores. Por meio da análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin (2011), em 16 livros das coleções de Português, Ciências, Geografia e Matemática do ensino fundamental, e em entrevistas semiestruturadas com cinco autores brasileiros, concluiu-se: a inexistência de orientações sobre o plágio nesses livros analisados; a não integração da temática plágio nas diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático; e a responsabilização da mediação dessas orientações exclusivamente a cargo dos professores.

Keywords : LIVRO DIDÁTICO; AUTORES; PLÁGIO; PROFESSORES.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )