SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue172SCHOOL CLIMATE AS A PROTECTIVE FACTOR OF SCHOOL PERFORMANCE IN UNFAVORABLE SOCIOECONOMIC CONDITIONSRESISTANCE AND RESIGNATION: GENDER NARRATIVES IN THE CHOICE OF NURSING AND EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MANGAS, Catarina; LOPES, Sara; FERREIRA, Paula  and  BEATO, Isabel. INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR DEPOIS DOS 23 ANOS: OPORTUNIDADES E MOTIVAÇÕES. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.36-52.  Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145943.

O artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.

Keywords : ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR; EDUCAÇÃO DE ADULTOS; OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS; PORTUGAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )