SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue172NATIONAL NARRATIVES OF SPANISH AND PORTUGUESE STUDENTSBLACK LIVES MATTER IN CURRICULA? BLACK PRESS AND ANTI-RACISM IN TRANSNATIONAL PERSPECTIVE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

RIVERO, Pilar  and  PELEGRIN, Julián. QUE HISTÓRIA É CONSIDERADA RELEVANTE PELOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL?. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.96-119.  Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145428.

Apresenta-se um estudo sobre a percepção da relevância histórica entre os alunos do Magistério de Educação Infantil da Universidade de Zaragoza (Espanha). Nesse sentido, são analisados 660 relatos históricos elaborados por tais alunos e os textos que justificam a escolha de certos acontecimentos históricos. A pesquisa pretende determinar que conteúdos substantivos da História são considerados relevantes, relacionando-os com a tipologia de narrativas elaboradas. A relevância histórica constitui um conceito de segunda ordem do pensamento histórico fundamental na formação dos professores de Educação Infantil, pois, embora o currículo dessa etapa não inclua conteúdos históricos, incorpora objetivos que permitem abordar essas questões.

Keywords : EDUCAÇÃO INFANTIL; HISTÓRIA; ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )