SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue173FIRST-GENERATION STUDENTS (F-GEN) IN BRAZILIAN HIGHER EDUCATIONDEPLOYMENT OF THE HIGHER EDUCATION POLICY FOR THE TRAINING OF LIBRAS TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MELO, Geovana Ferreira  and  CAMPOS, Vanessa T. Bueno. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.44-62.  Epub Oct 04, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145897.

O objetivo deste artigo é evidenciar a necessidade de se construírem projetos institucionais de Pedagogia Universitária que contribuam para o desenvolvimento profissional de professores universitários em contexto de trabalho. Questionamos quais as possíveis contribuições de ações formativas para o desenvolvimento docente e a identidade profissional. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, foi realizada em uma universidade federal, localizada no Triângulo Mineiro, no período de 2013 a 2016. Os dados foram obtidos por meio de questionários e entrevistas com professores universitários. Concluímos que processos formativos fragmentados e esparsos pouco colaboram para o desenvolvimento profissional e que, diante da complexidade do trabalho docente, será fundamental envidar esforços institucionais para consolidar uma Pedagogia Universitária, como campo permanente de formação e desenvolvimento docente.

Keywords : PEDAGOGIA; ENSINO SUPERIOR; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; IDENTIDADE PROFISSIONAL.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )