SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue173AN OVERVIEW OF AFFIRMATIVE ACTION POLICIES IN PUBLIC FEDERAL UNIVERSITIES IN SOUTHEAST BRAZILPROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: A GENDERED APPROACH ON THE PROJECT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

NASCIMENTO, Gabriel. ETNICIDADE E RAÇA EM ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA EM UMA UNIVERSIDADE NA BAHIA. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.208-224.  Epub Oct 04, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146287.

O ensino de inglês no Brasil tem sido desafiado pelas novas universidades, resultado dos governos de Lula e Dilma. A Universidade Federal do Sul da Bahia é uma das últimas fundadas no país, tendo sido construída em um estado de maioria negra. Neste artigo, discuto etnicidade e raça no contexto das atividades de leitura em língua inglesa em três disciplinas ministradas durante um ano, em que o foco no contexto regional e na discussão sobre o racismo foi usado para empregar uma metodologia mais inclusiva para envolver os estudantes negros. Os resultados apontam um engajamento positivo dos estudantes nas aulas se eles conseguirem ter inclusão de suas próprias identidades no programa.

Keywords : ENSINO DE LÍNGUAS; RAÇA; ETNIAS; INGLÊS.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )