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Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

RUSSO, Kelly; MENDES, Leila  and  BORRI-ANADON, Corina. Crianças em situação de imigração na escola pública: percepções de docentes. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.256-272.  Epub Apr 29, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146943.

Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as percepções de docentes a respeito de crianças em situação de imigração ou de refúgio na escola pública, baseada na perspectiva crítica de educação intercultural e na concepção histórico-cultural. Foram realizadas entrevistas entre 2018 e 2019 com dez professores do Ensino Fundamental I de uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, com mais de doze anos de experiência na educação básica e que tiveram, em suas turmas, crianças congolesas ou angolanas. Identificamos que a presença de crianças em situação de imigração, que inicialmente se poderia constituir em um elemento dificultador para o processo de ensino-aprendizagem, tem sido um motor para novas reflexões sobre diferenças, desigualdades, preconceitos e discriminação no espaço escolar.

Keywords : ENSINO FUNDAMENTAL; IMIGRAÇÃO; REFUGIADOS; CURRÍCULO.

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